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3 critérios relevantes na hora de escolher seu software jurídico

Assim como qualquer outro produto ou serviço, ninguém escolhe o primeiro que encontra, e com software jurídico não poderia ser diferente. Normalmente, as pessoas comparam as características, vantagens e benefícios oferecidos em relação ao custo para desfrutar disso, chegando à tão conhecida razão custo/benefício. Os softwares jurídicos existentes no mercado hoje em dia não são todos iguais, apesar de, aparentemente, serem bastante parecidos. Confira alguns critérios para serem levados em consideração na hora de escolher qual programa de gestão jurídica adotar:

 

Cloud Computing ou cliente-servidor

O software funciona na nuvem ou instalado em uma máquina? Ele pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora ou apenas de uma máquina específica? Os benefícios da Cloud Computing (nuvem) são inúmeros frente à solução cliente-servidor (software de caixinha): mobilidade, disponibilidade, segurança, continuidade, entre outros. Exemplo: um advogado de um escritório de advocacia chega para trabalhar e se depara com a situação de que a quadra onde seu escritório encontra-se está sem luz; se ele utilizasse um software cliente-servidor não haveria muito o que ele pudesse fazer, e dependendo da situação, aquele dia de trabalho estaria perdido. Mas ele usa um software jurídico em nuvem, então ele pode acessá-lo de um computador próximo, através do wi-fi de uma cafeteria, e dar prosseguimento aos prazos de seus processos. Além disso, seus dados estão muito mais seguros por estarem em data centers de última geração, com os mais sofisticados antivírus e back-ups. Softwares instalados na máquina perdem todos os dados caso dê uma pane no computador e ele simplesmente não ligar mais.

 

Workflow e workgroup

Através de softwares jurídicos em Cloud Computing é possível integrar equipes de advogados dispersos geograficamente, e manter a gestão sobre todas as etapas do fluxo natural dos processos. Através da criação de grupos de trabalho, as equipes ficam responsáveis pela execução do fluxo que foi configurado previamente pelo gestor, e empurram o restante dele fluxo quando encaminham sua produção para as demais equipes. Dessa forma é possível ter uma visão geral das atividades das equipes envolvidas em cada tipo de processo e a gestão de tudo fica a um clique do gestor jurídico. Softwares cliente-servidor só registram as atividades realizadas na máquina onde estão instalados, impedindo com isso que as pessoas trabalhem em equipes. Se um determinado advogado registrar um processo em sua máquina e sair de férias, ninguém mais consegue atender aquele cliente até que o referido advogado retorne às suas atividades.

 

Atualizações do sistema

Um software jurídico deve seguir as novidades de um mercado cada vez mais fluído e dinâmico, ou seja, tem que ser atualizado constantemente para refletir as demandas que vão surgindo. Em software na nuvem, essa atualização acontece de forma automática e gratuita. Isso mesmo, os clientes não pagam nada a mais e contam com melhorias adicionadas ao software. O advogado chega para trabalhar no dia seguinte, se depara com uma melhoria que facilita e muito sua rotina e o escritório não tem um real a mais de custo. Softwares de caixinha são programas fechados, incapazes de evoluir. Quando a empresa que o criou quer atualizá-lo, ela faz todas as alterações e tenta vender o pacote inteiro novamente, ou seja, os clientes pagam pelo que já tinham e pela novidade.

 

Mesmo que no longo prazo os softwares jurídicos de nuvem possam parecer mais custosos, as vantagens e benefícios oferecidos por esse tipo de arquitetura rapidamente justificam sua contratação como foi possível vermos acima.

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