Skip to content Skip to navigation

 

 

3 ferramentas para melhorar o gerenciamento dos prazos dos processos

Um dos maiores inimigos dos advogados é o prazo dos processos: perdê-los é um verdadeiro pandemônio, pois podem gerar multas e revelias que são verdadeiros aniquiladores de negócios. Gerenciar os prazos de poucos processos é até humanamente possível, porém, quando esse número torna-se muito grande, surge a necessidade de contar com a tecnologia. Separamos algumas que podem ajudar no dia a dia dos escritórios de advocacia ou de departamentos jurídicos, desde de as mais “rudimentares” até as mais desenvolvidas.

 

Post-its (físicos ou virtuais)

Na versão em papel ou na mais sustentável, versão digital (na área de trabalho do computador). Essa ferramenta pode ajudar o advogado a manter a ordem em meio ao caos das informações dos processos, das quais uma é o prazo, tão importante, mas não a única que demanda atenção do gestor. Entretanto, essa ferramenta também esbarra na limitação “física”: chega um momento em que é tanto post-it colado na mesa ou no monitor do computador, ou mesmo no desktop do sistema operacional, que fica inviável coordenar tanta informação.

 

Google Agenda (ou similares)

Uma alerta via e-mail pode ajudar a alcançar o próximo patamar na gestão dos prazos, o que pode ser bem produtivo no início, pois permite que o gestor programe melhor o seu dia e o de sua equipe. Porém, chegará um momento em que a caixa de entrada ficará uma verdadeira bagunça; sem falar que durante a gestão das demais atividades do dia, o gestor poderá se perder em um turbilhão de e-mails.

 

Software Jurídico em Cloud Computing

O último e melhor patamar nessa gestão dos prazos é a utilização de um software jurídico, que possibilita a consolidação de todos os processos em um único lugar e que dispara notificações referentes aos prazos somente para as pessoas que são responsáveis por eles. O gestor pode contar que o software vá encaminhar as demandas corretas para as pessoas corretas, tirando de suas costas mais uma atividade. As notificações de um software jurídico podem ser e-mail, SMS e alertas dentro da sua própria interface, programáveis para serem disparados dias, horas e minutos antes do prazo estourar.  Através da utilização de um software jurídico, é possível reduzir a zero a perda de prazos por parte dos advogados responsáveis.

Blog

18/09/2017
Encerrar os processos é parte essencial da gestão jurídica de departamentos jurídicos, pois reduz o estoque de processos gerencia...
01/08/2017
Quando o número de clientes de um escritório de advocacia cresce, pode se tornar mais complicado dar conta de todos os contatos gerados por ele...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback