Skip to content Skip to navigation

 

 

5 indicadores de que seu escritório precisa de um software jurídico

Chega uma hora em que a adoção de um software jurídico se torna indispensável para um escritório de advocacia. Veja abaixo cinco indicadores que podem evidenciar se essa hora chegou para o seu escritório:

 

Expansão da carteira de clientes

Um software jurídico passa a ser ainda mais necessário quando o escritório adquire novos clientes, mas não pode aumentar os custos com novos colaboradores, pois ele permite que a mesma equipe consiga gerenciar ainda mais processos. Além disso, conta com um módulo de Consultas e Pareceres onde é possível liberar acesso para que clientes possam acompanhar o andamento de suas respectivas causas. Assim, é possível garantir transparência sem precisar delegar tempo dos advogados para o atendimento aos clientes.

 

Baixa produtividade

Um software jurídico concentra em uma única tela todas os alertas do dia para o advogado, o que o auxilia na organização das suas tarefas e, consequentemente, na de sua agenda. Isso agrega valor não apenas para o advogado, mas para o escritório como um todo, que vê suas taxas de multas e revelias despencarem. Além disso, é possível configurar workgroups e workflows que facilitam na padronização de procedimentos e na gestão das atividades realizadas por cada colaborador, garantindo ao gestor a possibilidade de avaliá-las e delegar as prioridades.

 

Instabilidade no Fluxo de Caixa

Um erro crucial é não separar as finanças do escritório, como contas a pagar e receber, aluguel, contas de luz, internet, água, etc., da gestão financeira dos processos propriamente dita. Fazer essa distinção facilita na hora de gerenciar os processos e o contingenciamento decorrente da manutenção deles no estoque do escritório. No módulo que gerenciar o financeiro do processo é possível medir adiantamentos, reembolsos, minutas, honorários advocatícios, etc.

 

Informações processuais não consolidadas

Se levantar todas as informações de um processo, bem como de seus documentos anexos para comparecer a uma audiência leva muito tempo, é inegável a necessidade da adoção de um software jurídico para o seu escritório. Com ele, é possível manter todas as informações referentes aos processos corretas, completas e atualizadas, além de manter todos os documentos ao alcance de um clique e todos os andamentos cadastrados automaticamente. Por se utilizar de uma arquitetura em nuvem (cloud computing), é possível ter acesso a essas informações de qualquer lugar, a qualquer hora.

 

Aumento da burocracia interna

Se os departamentos do escritório de advocacia já estão segmentados como as várias áreas existentes em um negócio jurídico, como financeiro, administrativo, RH, operações, entre outros, ele já está apto para modernizar sua estrutura. Se cada etapa de uma atividade precisa de várias aprovações de pessoas diferentes, mostra que está na hora de adotar um software jurídico, pois através dele é possível criar fluxos de aprovações em que os responsáveis conseguem agilizar os pagamentos, conferindo celeridade ao andamento dos processos.

Blog

18/09/2017
Encerrar os processos é parte essencial da gestão jurídica de departamentos jurídicos, pois reduz o estoque de processos gerencia...
01/08/2017
Quando o número de clientes de um escritório de advocacia cresce, pode se tornar mais complicado dar conta de todos os contatos gerados por ele...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback