Skip to content Skip to navigation

 

 

5 vantagens proporcionadas pela adoção de um software jurídico

A curva de crescimento tecnológico nos últimos anos tem sido muito acentuada e a cada dia que passa mais e mais inovações chegam às nossas vidas e, como não poderia ser diferente, ao mercado. Isso se deve às facilidades advindas da tecnologia, que agregam valor às atividades das empresas dos mais diversos segmentos. Como não poderia deixar de ser, no segmento jurídico a tecnologia também chegou de diversas formas. A principal delas foi na adoção de um software jurídico, com suas inúmeras vantagens.

 

Redução de erros operacionais

Tomar conta de muitos processos envolve gerenciar muitos prazos, saber onde estão muitos documentos e conhecer cada fase de cada um desses processos. Fazer isso sozinho, sem dúvidas, é muito difícil e acarreta muitos riscos para os processos. Esses erros operacionais humanos podem ser drasticamente reduzidos com a utilização de um software jurídico, pois esses pequenos e perigosos detalhes serão atendidos pelo software e o advogado poderá dedicar-se mais ao bom conteúdo jurídico e ao andamento do processo ao invés de rotinas administrativas. 

 

Melhoria da gestão da carteira de processos

Um software jurídico bem estruturado consegue consolidar toda uma carteira de processos judiciais, armazenando todas as informações, prazos, despesas, honorários e documentos um único lugar. Além disso permitir que os gestores tenham uma visão completa de seu estoque de processos, consolidando relatórios gerenciais em tempo real. A gestão fica bem mais assertiva, o que facilita na hora das tomadas de decisão.

 

Redução de despesas financeiras

Essa consolidação ainda permite que a empresa aloque melhor seus recursos, diminuindo seus custos e recuperando recursos que estava parado que agora pode ser investido em outra área ou departamento. Com a diminuição do número de revelias e multas, os "incêndios jurídicos" e custos associados caem drasticamente. Com o contigenciamento feito corretamente, apenas para os processos realmente ativos no estoque, o caixa da empresa ganha novo fôlego.

 

Aumento da produtividade

Um humano não é capaz de dar conta de um número muito grande de processos, então, essa limitação acaba refletida no tamanho da carteira de processos de um escritório, por exemplo, o que  limita no seu crescimento. A fim de aumentar a produtividade e necessário automatizar rotinas administrativas. Um bom software jurídico ajuda os advogados aumentar a carteira de processo sob seu controle, o que permite, mesmo sem aumentar o número de colaboradores, que o escritório cresça mantendo seus custos atuais e principalmente, aumentando a qualidade de sua gestão e consequentemente de seus serviços.

 

Aumento da credibilidade

Quando processos são melhor gerenciados e o número de erros diminui, o escritório consegue aumentar sua credibilidade perante os clientes e os departamento jurídicos conseguem demonstrar melhores resultados para suas empresas. Entra-se em um ciclo virtuoso, onde melhores taxas de resolução de problemas contribuem para mitigação do risco, que por sua vez contribuem para aumentar a percepção do valor do departamento jurídico e para o crescimento da empresa. 

Mitigar riscos jurídicos representar reduzir os custos que a sociedade tem com o judiciário e a melhoria de relações entre as empresas e seus clientes. Aumentanto e produtividade e os níveis de gestão todos ganham, o escritório, a empresa e a sociedade. 

Blog

24/03/2017
Quando observada a rotina dos departamentos jurídicos, é possível perceber que os desafios enfrentados vêm aumentando a cada ano. ...
20/03/2017
A primeira etapa para uma gestão adequada de qualquer carteira de processos judiciais é a consolidação dessa base de dados, o que...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback