Skip to content Skip to navigation

 

 

BEM VINDO AO MUNDO DA CLOUD COMPUTING

Como um novo paradigma tecnológico esta mudando nossas vidas.

Você já percebeu que temos que anotar cada vez mais senhas de site na internet?

Sem perceber estamos utilizando cada vez mais serviços na internet.

O que significa isto? O mundo está ficando on-line! Você está ficando on-line!

Bem vindo ao mundo da Cloud Computing!

Ao acessar serviços como seu Internet Banking para pagamento de suas contas, Amazon para compra de livros, web-mail para ler seus e-mails de qualquer lugar, Linked In, Facebook, serviços do Google,  sites de compra ou uma ferramenta de trabalho e colaboração eletrônica ou um software jurídico na web você, sem se dar conta, está utilizando serviços na internet.

Está e a definição básica de cloud computing, serviços 100% na internet, accessível a qualquer hora, de qualquer lugar através de diversos dispositivos (computadores, laptops, celulares, iPod, etc). São negócios que nunca fecham e estão sempre disponíveis para seus clientes e usuários. Oferecem assim, serviços de elevada qualidade ou complexidade com o máximo de conveniência (de onde você quiser, na hora que você quiser).

Estamos vivendo tempos de acelerada mudança e evolução tecnológica, com grande impacto sobre nossas antigas formas de trabalho. Em todos os segmentos de negócios vivemos um processo acentuado de desmaterialização da informação. Este processo profundo e sem volta tem no seu epicentro a internet e os serviços em cloud computing. Estamos cada vez mais conectados, plugados e interagindo em tempo real como diversos colaboradores, clientes e fornecedores.

O contraponto dos serviços da cloud computing são as soluções oferecidas para arquitetura cliente/servidor, na qual você tem que fazer a instalação dos softwares em sua rede interna (escritório ou empresa) e, desta forma, seu acesso também fica restrito a estes locais.

Mas afinal, o que muda nesta transição para a Cloud Computing?

 

1- Acesso a serviços e informações de qualquer lugar a qualquer hora.

Quando você utiliza o serviço de internet banking você não está preocupado em que cofre de banco está o seu dinheiro. O importante é que você tem acesso pleno e pode utilizar seu dinheiro 24hs por dia e não apenas no horário comercial da agência.

Assim é com os serviços de cloud computing. Estão disponíveis 24 h por dia. Por outro lado, ao estarem na internet, os serviços permitem seu acesso de qualquer lugar, bastando apenas que você tenha acesso à internet. Seja no escritório, em reuniões com o cliente, em casa ou em viagem você acessa seus dados de qualquer lugar. Isto permite sua maior mobilidade e facilita sua integração com seus clientes, fornecedores e colaboradores. Isto confere uma grande velocidade aos seus negócios. Seu escritório passou a estar disponível através de seu computador, onde quer que você esteja.

2- Interação com seus colaboradores e clientes em tempo real

Pelo fato de permitir o acesso 24x7 de qualquer lugar à qualquer hora, as soluções em cloud computing permitem a integração em tempo real com clientes, colaboradores e fornecedores. Barreiras físicas e geográficas deixam de existir. Sua rede de negócios pode ser expandir e configurar de acordo com a demanda em qualquer lugar.

3- Pagamento pela utilização dos serviços e não mais pela compra de produtos

Neste novo paradigma, mais importante do que ter um produto, é poder utilizar um serviço. Comparando com o mundo da música, o mais importante é ouvir a música quando você quiser e não ter o LP. Assim o essencial não é a compra de um software mas a garantia de utilização contínua do mesmo. A maioria dos serviços de cloud computing está baseada, não na aquisição do software, mas no pagamento de uma assinatura mensal, que já inclui a licença de uso do software e o hosting dos dados em servidores do fornecedor. Em alguns modelos de serviços esta taxa mensal também inclui o suporte aos usuários. 

4- Atualização contínua e permanente do software

Ao contrario dos produtos comercializados no modelo cliente/servidor, onde você adquire uma licença de um software, instala em seu escritório e não tem mais atualização de versões, as soluções em cloud computing tem atualização continua. No modelo cliente/servidor seu software se torna rapidamente obsoleto ao passo que na modalidade cloud computing você acessa continuamente a última versão do software. Você também não precisa instalar aplicativos em sua máquina ou na rede de sua empresa, esta tudo na web.

5- Redução de custos com infraestrutura e equipe interna de TI

Para acessar serviços em cloud computing, você não precisa mais do que um link para internet. Você não se preocupa mais, seja com compra e manutenção de servidores, seja com a atualização de seus servidores. Os únicos computadores que você precisa se preocupar são as estações de trabalho individuais (computadores, laptop, etc). Por outro lado, fornecedores maduros de cloud computing tem infraestruturas muito robustas e com níveis de serviço e segurança geralmente muito superiores aos geralmente disponíveis na maioria das empresas e escritórios. Com isto seus custos de aquisição e manutenção de serviços de tecnologia (TCO) são significativamente reduzidos.

6- Escalabilidade para aumento de sua infraestrutura de forma automática.

Para crescer o seu negócio você não precisa programar a compra de novos servidores e contratação de pessoal de suporte. Basta utilizar seus serviços e seu fornecedor se encarregará da escalabilidade da infraestrutura e demais serviços de apoio. A atualização de hardware e software passou a ser um problema de seu fornecedor.

7- Gerenciamento de seus fornecedores por SLA´s (Service Level Agreement)

Sua relação com o fornecedor de tecnologia deixa de ser com uma pessoa física e passa a ser como com outros fornecedores, com uma pessoa jurídica. Como tal você gerencia os níveis de serviço através de SLA´s.

 

Cuidados que você deve ter ao entrar para o mundo dos serviços em cloud computing

Como não existe nada perfeito no mundo, você tem que naturalmente tomar alguns cuidados com as soluções de cloud computing. Veja os principais pontos que você deve verificar.

- Soluções nativas para internet

Busque fornecedores que ofereçam soluções nativas para internet. Na ânsia de oferecer soluções em cloud computing alguns fornecedores estão maquiando soluções cliente/servidor para emular a internet. A consequência disto, entretanto, é a baixa performance dos sistemas,  elevado consumo de links de internet e restrições de acesso – normalmente apenas alguns módulos são adaptados para Internet.

- Confiabilidade de Fornecedores

As perguntas mais comuns quanto estamos falando em cloud computing são: onde estão os meus dados? Meus dados estão seguros? Como garanto que posso reaver meus dados no caso da rescisão do contrato? A resposta aqui é a de buscar fornecedores maduros e consagrados. Solicite para ser informado das medidas e procedimentos de segurança. Certifique-se que no seu contrato existam cláusulas específicas para devolução de dados no caso de recisão de contratos. Procure referências dos seus potenciais fornecedores. Desconfie de soluções gratuitas. Como diz o ditato "não existe almoço de graça". Soluções gratuitas de compartilhamento de documentos podem ser úteis para utilizações pessoais, mas não garantem a segurança e a confiabilidade necessária para demandas corporativas.

- Dimensionamento do Link

Como tudo depende de seu acesso à internet, você tem que se preocupar com o dimensionamento e a confiabilidade do seu acesso à internet. Bons fornecedores de soluções em cloud cumputing podem lhe ajudar no dimensionamento em caso de demandas muito grandes do serviço. Busque alternativas ou redundância para seu acesso à internet.

- Contratos com garantias de SLA e Back-Up de dados

Como vocês esta lidando com um fornecedor de serviços e seu trabalho também depende dele, procure entender e detalhar o acordo de nível de serviço (SLA).  Importante, entretanto, é não somente ter uma boa SLA, mas conseguir aferir se a SLA está sendo cumprida. Não se esqueça de perguntar sobre o back-up dos dados (frequência e disponibilidade).

- Cultura do fazer bem feito da primeira vez

Por último, principalmente se você vai dar acesso aos sistemas aos seus clientes de fornecedores, você tem que se preocupar e desenvolver uma cultura de “fazer bem feito da primeira vez”. No modelo de trabalho antigo, todas as informações que chegavam ao cliente passavam por um filtro (revisão) antes de serem enviados ao cliente. Agora as informações estão disponíveis para os clientes em tempo real. Assim é importante acabar com a cultura do retrabalho e “depois eu faço correto”. Tudo tem que estar correto, da primeira vez. Assim, estamos desenvolvendo também um nível mais elevado de eficiência.

Blog

14/12/2017
O 2º Summit Internacional de Riscos Operacionais aconteceu no dia 28 de novembro, terça-feira, em São Paulo. O evento abordou temas ...
11/12/2017
A ANEFAC e a PwC convidam você a participar do seminário que irá discutir pontos relevantes da atualização dos temas cont&a...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback