Skip to content Skip to navigation

 

 

Os 3 pilares fundamentais da consolidação de bases de dados jurídicas

A primeira etapa para uma gestão adequada de qualquer carteira de processos judiciais é a consolidação dessa base de dados, o que permite ao gestor ter plena noção de com o que ele tem que lidar. Qualquer decisão tomada ser ter esse tipo de conhecimento pode acabar por expor a empresa a novos riscos, partindo do princípio que a não consolidação das informações jurídicas dos processos pode acabar mascarando a verdadeira situação. Para alcançar esse nível ideal de consolidação, é necessário atentar para três pontos muito importantes, são eles:

 

As informações devem estar corretas

Esse ponto é bastante óbvio, a gestão da base de dados só será eficiente se ela partir de informações corretas. Entretanto, é sempre válido lembrar que achar que as informações estão corretas não é o mesmo que certificar-se disso, ou seja, as informações contidas na base deve ser periodicamente analisada e comparada com os dados fornecidos pelos sites dos tribunais, por exemplo, de forma a garantir que estejam sem corretas.

 

As informações devem estar completas

Imaginemos que as informações dos processos estejam corretas, mas elas estão completas? Por exemplo, um processo trabalhista pode ter alguns dos seus dados preenchidos corretamente, mas não necessariamente está completo: pode ter as partes, os advogados responsáveis, a UF, mas podem estar faltando a comarca, a data da próxima audiência, o valor do processo, etc. Algumas informações corretas não é o mesmo que todas as informações corretas! Mais uma vez, essas informações devem ser comparadas com as dos tribunais periodicamente para garantir que estejam corretas e completas.

 

As informações devem estar atualizadas

Acredito que esse ponto esteja bastante claro, agora. Conforme o processo vai caminhando na Justiça, é necessário que suas informações sejam constantemente atualizadas para refletir exatamente as informações do tribunal, garantindo que o gestor possa tomar decisões fidedignas. Garantir que a cada andamento processual, sua base de dados seja atualizada é fácil quando se gerencia poucos processos, porém, quando essa base aumenta de tamanho, é aconselhável a utilização de tecnologias de automação para reduzir a probabilidade de erros operacionais e o aumento da produtividade da equipe, bem como do gestor.

Blog

14/07/2017
Além das questões associadas à gestão de contencioso e contratos, as áreas jurídicas têm ainda que responder ...
12/07/2017
As empresas estão sujeitas a vários riscos, entre eles, o risco jurídico, e a correta gestão desses riscos é o que garante...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback