Skip to content Skip to navigation

 

 

[A VIDA COMO ELA É] SOFTWARE JURÍDICO

Software Jurídico auxilia na gestão, não a realiza por si só.

Todos pensam em contratar um software jurídico.

Todos querem os benefícios de automatizar, sistematizar o escritório.

Todos dizem seguir a risca as funcionalidades do sistema.

Todos afirmam que usam o sistema.

Todos dizem que seu sistema é fraco e precisa ser trocado.

A realidade é que muitas vezes se implanta um sistema apenas por implantar.

Que se quer os benefícios do sistema sem em gestão pensar.

Fonte: Gustavo Rocha

Autor: Gustavo Rocha

Data: 25/06/2014

Clique aqui para ler na íntegra.

 

COMENTÁRIOS:

Esse texto em forma de poesia do Gustavo Rocha mostra de uma forma bastante descontraída que um sistema (também chamado de software ou programa), por mais bem desenvolvido que seja, por mais que utilize as últimas e inovadoras tecnologias, não fará mágica. Não se pode esperar que o software saiba realizar a gestão no lugar de um ser humano. O motivo de ser da existência do software é para auxiliar o ser humano a realizar essa gestão.

Ou seja, muitas pessoas contratam um software de maneira equivocada. Em alguns casos acham que só contratá-lo vai resolver todos os seus problemas. Outros contratam pelos benefícios oferecidos, mas não se preocupam com a contraparte: o que deve ser fornecido para o software para que esse possa fazer seu trabalho. Ou ainda, muitas pessoas desvalorizam o treinamento adequado para utilização do software e acham que este é ruim ou incompleto.

Primeiro as pessoas tem que ter em mente todo o poder que uma boa e eficiente gestão pode acarretar. Depois enxergar que o software contribuirá automatizando tarefas rotineiras evitando erros humanos. Mas ainda assim há a necessidade da interação entre os humanos (passíveis de cometerem erros) e os sistemas (passíveis de cometerem erro se não tiverem as informações corretas de que precisam).

Um software pode gerar um relatório, mas o faz com os dados que algum ser humano inseriu nele. Com esse pensamento em evidência, é fácil entender porque o treinamento de utilização do software é tão importante. Os dados presentes no software precisam ser completos, atualizados e corretos. Só assim as informações presentes nos relatórios podem refletir a realidade.

O software é um meio. A gestão eficiente feita por um ser humano é a finalidade a ser alcançada.

Blog

09/01/2018
Atualmente, tramitam no judiciário brasileiro cerca de 100 milhões de processos, um volume que cresce, anos após ano, reunindo um montan...
14/12/2017
O 2º Summit Internacional de Riscos Operacionais aconteceu no dia 28 de novembro, terça-feira, em São Paulo. O evento abordou temas ...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback