Skip to content Skip to navigation

 

 

BRASÍLIA - EVENTO DE GESTÃO DE RISCO EM CONTRATOS RESSALTA GANHOS DE DESEMPENHO PARA EMPRESAS PELA MELHORIA DA GESTÃO DOS CONTRATOS.

Realizado no dia 07/11/2012, em Brasília, o evento sobre Gestão de Risco em Contratos, através de uma parceria da e-Xyon com a Tecsoft, contando com a participação de diversos representantes de empresas públicas e privadas.

Com o tema “Gestão de Riscos de Contratos e o Ciclo de Vida de Contratos”, Victor Rizzo, Diretor de Negócios da e-Xyon, realizou uma palestra que ressaltou a necessidade das empresas incorporarem a gestão de riscos em suas práticas e procedimentos de gestão de contratos.

 “A Gestão de Riscos em Contratos é uma disciplina ainda recente dentro das práticas de gestão de contratos no Brasil”, explicou Rizzo.

 A palestra abordou inicialmente um case de uma empresa, apresentando os impactos positivos sobre o desempenho do negócio através da adoção de um software de gestão de contratos e da mudança das rotinas e procedimentos relacionados à gestão de contratos. “A empresa vivia uma situação em que muitos fornecimentos se iniciavam antes da relação contratual formalizada, com um enorme risco jurídico para o negócio”, ressaltou Rizzo. “Através de mudanças de procedimentos e da introdução de uma ferramenta de gestão de contratos, foi possível obter um significativo ganho no desempenho do negócio com redução dos riscos. Com isto, também foi possível estabelecer controles e previsões antes inexistentes”, complementou Rizzo.

Em seguida, Rizzo apresentou o conceito de Gestão do Ciclo de Vida de Contratos, com seus principais atores envolvidos, ressaltando desafios existentes na integração destes na gestão de contratos em uma empresa: “Poucas funções dentro da empresa envolvem tantas áreas como a gestão de contratos, daí a maior dificuldade envolvida na gestão das fases de contratação e execução do contrato”, explicou Rizzo. 

Rizzo apresentou também um modelo de Maturidade em Gestão de Contratos, mostrando como as diversas empresas se encontram em estágios diferentes de gestão de contratos e apresentando as práticas associadas a cada um dos estágios de maturidade.

Em seguida, foi apresentado o método utilizado pela e-Xyon para a gestão de riscos em contratos. Foram apresentadas também as principais categorias de tipos de riscos, bem como os critérios utilizados para a avaliação de riscos de contratos. “É importante que a empresa tenha clareza dos riscos envolvidos em cada um dos contratos e consigam estabelecer um rating destes riscos”, ressaltou Rizzo.

Por fim, Rizzo abordou o tema de contratos padrão, discutindo os critérios que podem ser utilizados para o emprego dos mesmos, considerando a natureza e os riscos do contrato.

Rizzo concluiu a palestra ressaltando a importância das empresas estabelecerem um modelo claro de gestão de contratos, com a definição de procedimentos, atribuições e tecnologias envolvidas.

 

Colaborou: Hugo Bersot

Blog

14/07/2017
Além das questões associadas à gestão de contencioso e contratos, as áreas jurídicas têm ainda que responder ...
12/07/2017
As empresas estão sujeitas a vários riscos, entre eles, o risco jurídico, e a correta gestão desses riscos é o que garante...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback