Skip to content Skip to navigation

 

 

SOFTWARE JURÍDICO DESENVOLVIDO PELA E-XYON ADMINISTRA MAIS DE 1,2 MILHÃO DE PROCESSOS

Gestor Jurídico e-Xyon atende necessidade das empresas de gestão de riscos jurídicos

A e-Xyon, empresa brasileira de Gestão de Riscos Jurídicos, que já gerencia mais de 1,2 milhão de processos com seu software jurídico, está ampliando sua atuação na prestação de serviços de gestão jurídica para departamentos jurídicos e escritórios. A companhia está expandindo suas soluções para o segmento de mercado de Recuperação de Créditos e Análise de Contratos.

Isso inclui a adequação das empresas e escritórios à Lei 11.638. A lei, semelhante à Lei Sarbanes- Oxley, foi promulgada em dezembro de 2007, entrou em vigor em janeiro de 2008 e deve ser aplicada nos balanços que serão divulgados a partir do primeiro trimestre de 2009.

Na prática, a nova lei muda a forma de se avaliar ativos, passivos e riscos. Essa lei se aplica às empresas de capital aberto e de capital fechado de grande porte e obriga a todas a seguir padrões internacionais de transparência nas práticas contábeis.

A e-Xyon possui uma completa plataforma de serviços para Gestão de Riscos Jurídicos. “Isto permite às empresas e escritórios realizarem um completo diagnóstico jurídico e fazer a gestão de suas carteiras de forma contínua e consistente” explica Victor Rizzo, diretor de Negócios da e-Xyon.

Na prática a nova lei exigirá um maior controle sobre as empresas e maior transparência para acionista e investidores. “Trata-se de um avanço importante da transparência nas práticas contábeis”, afirma Rizzo. Ou seja, a lei 11.638 terá impacto direto sobre os departamentos jurídicos e escritórios que necessitarão de meios que garantam a correta apuração e contabilização dos passivos e ativos jurídicos.

“No caso particular da gestão de Recuperação de Crédito, o segmento apresenta uma fragilidade elevada por lacunas de informação”, explica o gerente de Negócios. A razão é simples: faltam informações confiáveis e atualizadas a respeito da situação desses créditos. Há um problema de integração e compartilhamento de informações entre integrantes do ciclo de cobrança.

A falta de informação pode levar a redução da eficiência da recuperação de créditos e perda de dinheiro. “Ter essas informações confiáveis é fundamental para as empresas atuarem em ambientes onde a governabilidade e a transparência são fundamentais”, afirma Mauro Sampaio, diretor executivo da e-Xyon.

Prevenir risco financeiro. Segundo Sampaio, com o aumento de oferta de crédito no mercado brasileiro, o risco financeiro e o volume de processos trabalhados pelas áreas jurídicas ligadas à Recuperação de Créditos cresce na mesma proporção.

“Diante disso é essencial ter as informações precisas sobre o andamento de todas essas causas uma vez que os processos representam riscos financeiros, de imagem, de relacionamento e de regulamentação para as empresas.”, completa Sampaio. “Os escritórios de advocacia tem um importante papel neste trabalho, pois são eles que geralmente estão conduzindo os processos e necessitam também, por sua vez, demonstra capacidade de gestão e resultados”, informa.

Organização da informação.O Gestor Jurídico e-Xyon soluciona esse problema porque todos os processos são digitalizados e todo o fluxo de informação relevante aos casos é organizado e priorizado de forma a fornecer ao departamento jurídico a situação clara e atualizada do processo. O trabalho se completa com o serviço de Gestão de Conformidade, que permite localizar e acompanhar a situação das causas na maior parte das Varas – de 80% a 85% delas está informatizada.

“Dessa forma, ampliamos a confiabilidade das informações dos balanços”, afirma Sampaio. “Tudo isto deve ser suportado ainda por ferramentas de BI Jurídico que permitam um diagnóstico preciso e que suportem a tomada de decisões de negócio” afirma Rizzo.

Módulo de Análise de Contratos. A e-Xyon também fornece suporte na gestão de documentos e informações através do Módulo de Análise de Contratos, desenvolvido 100% em ambiente web.

O sistema atua reunindo e preservando cronologicamente e discriminando de forma inteligente os assuntos que compõem todos os passos dados na confecção de um contrato. “Na prática o sistema guarda a memória de todos os procedimentos que levaram à criação de um contrato e otimiza o gerenciamento do fluxo das informações e a integração entre os vários departamentos da empresa e a área jurídica”, explica o diretor de Negócios da e-Xyon.

O Módulo qualifica e detalha os contratos, estabelecendo os parâmetros para contratos futuros, preservando e reutilizando os conhecimentos desenvolvidos em cada atividade de produção de documentos. Com isso, amplia a transparência das empresas”. O Módulo permite um raio-X completo dos contratos em eventuais processos de due diligence mapeando os ativos e passivos da empresa”, diz Rizzo.

O sistema faz ainda a gestão acompanhando os prazos do contrato. No processo, minutas são cadastradas, preservadas e não podem ser alteradas garantindo dessa forma a memória do trabalho. Além disso, o sistema resolve de vez a questão de guarda e compartilhamento dos contratos já firmados e ainda é capaz de fornecer estatísticas valiosas para o cotidiano dos gestores. “Dessa forma a empresa sabe quais as áreas que mais demandam por contratos e consegue dimensionar sua capacidade de elaborar contratos”, explica Rizzo.

Publicação: 16/05/2009

Blog

18/09/2017
Encerrar os processos é parte essencial da gestão jurídica de departamentos jurídicos, pois reduz o estoque de processos gerencia...
01/08/2017
Quando o número de clientes de um escritório de advocacia cresce, pode se tornar mais complicado dar conta de todos os contatos gerados por ele...

Newsletter



 

e-Xyon Tecnologia para Gestão © 2016 - Todos os direitos reservados   |  Política de Privacidade  |  Feedback